Pular para o conteúdo

RISCOS DE CRÉDITO

Tão importante quanto fazer uma adequada avaliação do risco de crédito e tomar a decisão de crédito equilibrada, é o Seguro de Riscos de Crédito. Esse seguro é necessário para a cobertura de eventos imprevistos que podem levar clientes a impossibilidade de cumprir com os pagamentos previamente negociados em vendas realizadas a prazo.

É importante para cobrir os maiores riscos e evitar problemas de fluxo de caixa de médio e longo prazo, ocasionados por eventuais perdas significativas causadas pela inadimplência de clientes.

O Seguro de Riscos de Crédito é um produto que protege a carteira de recebíveis de empresas. Quando o seguro é contratado, a seguradora passa a assumir a maior parte do risco de crédito do segurado, o que em outras palavras significa dizer que caso o cliente do segurado não realize o pagamento por problemas de fluxo de caixa e/ou baixa capacidade de pagamento, a seguradora indeniza o segurado e trabalha no sentido de recuperar o crédito concedido.

CRÉDITO INTERNO

Também chamado de seguro de crédito doméstico, o Seguro de Crédito Interno garante ao Segurado (Credor) o pagamento das vendas a seus clientes (Devedores), destinando o limite aprovado pela seguradora à cobertura contra falta de pagamento. Sejam por atrasos, falência ou concordata do Devedor, podendo este ser contratado para vendas a prazo no mercado interno, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

São cinco as modalidades do Seguro de Crédito Interno:

CRÉDITO À EXPORTAÇÃO

O objetivo do Seguro de Crédito à Exportação é indenizar os exportadores brasileiros de bens e serviços que não receberem os créditos concedidos aos clientes no exterior. A inadimplência pode decorrer de:

  • Riscos comerciais – falência ou mora;
  • Riscos políticos e extraordinários – moratórias, guerras e revoluções, entre outros.

São cinco as modalidades do Seguro de Crédito Interno:

Quer saber um pouco mais?

AGENDE UMA CONSULTORIA ESPECIALIZADA

AGENDAR

uma empresa do grupo: